.

.

Música: O que ouço me edifica




 A paz de Cristo meus irmãos e irmãs! É com alegria que escrevo a vocês sobre música e artes, no blog do Grupo de Evangelização Seguindo os Passos de Cristo. Hoje quero falar sobre as músicas que temos escolhido para ouvir. Primeiramente temos que entender que a música exerce poder sobre quem a escuta e mais que isso: ela alcança nosso íntimo, ela toca nossa alma.

Alguns efeitos psicológicos surgem quando escutamos música e isso pode mudar nosso comportamento. Mas o que eu ouço me edifica? A música tem poder de construir, mas também tem o poder de destruir. O que tenho escutado tem me incentivado a aumentar a minha fé? A evangelizar? Devemos buscar no Espírito Santo de Deus a inspiração. Há aquelas canções que nos remetem algo bom, edificante, que trazem boas influências mesmo sem falar da evangelização e de Deus diretamente.
       O que temos que pensar é: o que a música que ouço causa em mim?
       Precisamos fazer uma análise das nossas influências musicais. Muitas pessoas se voltam pra Deus, buscam a Deus, ouve seu chamado através de alguma canção, que toca e fala ao coração.
    A música é uma ferramenta maravilhosa, um dom que Deus dá ao seu povo e ela deve ser construtiva. É uma linguagem universal que deve ser bem usada, pois quando ouvimos, tocamos, regemos ou cantamos, acontece algo extraordinário no nosso interior, que às vezes nem damos conta do que lá se realiza.

A beleza gerada pela interpretação, pela música, pela dança e pelo teatro tem a capacidade de atrair, de gerar emoção e, assim, atingir nosso íntimo.”

Pensemos então no que temos escutado, o que a música que ouço causa em mim, quais seus efeitos e se isso me leva a professar a minha fé.

Pesquisa :Livro - Música: Chamado e serviço.


Juliane Graça
Graduando em Licenciatura em Música pela
Universidade Federal de São João del Rey

Email: jugraca.sd@gmail.com