.

.

A música está em toda parte!

 A paz de Cristo meus irmãos e irmãs! Vocês já pararam pra pensar que a música está em toda parte? Ela faz parte de muitas coisas e fases da nossa vida.
Quando somos crianças ou temos contato com alguma, lembramos das canções de ninar ou até daquelas músicas que tocam nas caixinhas simples e que são capazes de nos acalentar. Quando assistimos a um filme, uma propaganda, ali tem uma trilha sonora. Mesmo que seja um anúncio de curta duração, a música muita das vezes ali se faz presente. Algumas até ficam gravadas em nossa mente (mesmo que a gente não queira). Quando vamos a uma festa, a uma formatura, a um casamento, mais uma vez lá esta ela: A Música! Quanta emoção ela nos causa! Pode ser aplicada em um filme, em um momento de reflexão, na hora do casamento, na formatura tão esperada, na hora de colocar uma criança pra dormir, na hora que estamos na igreja, quando vamos falar com Deus. Quando vamos pela estrada em uma viagem e colocamos uma canção pra tocar no nosso som.
      Podemos pensar que a música já se faz presente na humanidade desde os tempos remotos. Hoje ela é usada para alfabetizar crianças, estimular a socialização e desenvolvimento das pessoas como um todo. Até como terapia está sendo usada, através da musicoterapia. Temos música para bebês, para pacientes de hospitais e clínicas e até para animais. Lembro-me que uma vez, um de meus professores de música me contou uma experiência que foi feita em um curral com vacas leiteiras. Com música elas produziam mais leite do que sem música! Ela também é usada com pacientes psiquiátricos, assim eles podem agilizar sua alta hospitalar.
Pode-se melhorar o comportamento agressivo de uma criança com a utilização da música e, além disso, ela pode facilitar o aprendizado.
Olhem o que diz um estudo feito com crianças que estudam música:

“O que muitos de nós já desconfiávamos foi revelado em uma pesquisa feita pela York University e pelo Royal Conservatory of Musica de Toronto, segundo o estudo cerca de 90% das crianças que mantêm um aprendizado musical apresentam uma melhora considerável em sua inteligência, com melhor conhecimento de vocabulário, tempo de reação e precisão.”

      Não importa se criança, adolescente ou adulto, a música nos faz bem pelo simples fato de a ouvirmos! Quanto mais estudarmos e aprimorarmos nossos conhecimentos em relação a ela. A música está em todo lugar!!!


 “Primeiro, devemos educar a alma através da música e a seguir o corpo através da ginástica.”


 Texto Pesquisa : minilua.com/série estudos
 Foto :Igor Nogueira 





Juliane Graça
Graduando em Licenciatura em Música pela
Universidade Federal de São João del Rey

Email: jugraca.sd@gmail.com