.

.

Grupo de Oração celeiro de vocações


O que entendemos por vocação? Vem do latim vocare = convocar, chamar, escolher. É um chamado de Deus a uma alma, sendo manifestado de várias formas, tais como: o matrimônio, o sacerdócio, a vida religiosa e missionária, a entrega a Deus nas comunidades novas, a virgindade consagrada nas Igrejas Particulares e outras formas de compromisso pessoal com o Senhor.
        Fico muito contente em saber que o Grupo de Oração tem sido lugar deste cultivo, inúmeras vocações têm surgido a partir da experiência de pentecostes.  
A ministerialidade também é chamado de Deus, quantos de nós servimos o Senhor na música, pregação, intercessão, comunicação, acolhida, cura e libertação e outros. “Um ministério é um serviço específico dentro do Grupo de Oração. É um trabalho para servir à comunidade cristã, uma maneira de exercitar o apostolado.” (Apostila 3 - Grupos de Oração – Módulo básico).
Venho destacar um chamado/apelo urgente e necessário feito pelo Papa Francisco a todos os carismáticos “Aproximem-se dos pobres, dos necessitados, para tocar neles, nas feridas de Jesus. Aproximem-se, por favor!“. O Espírito Santo nos direciona ao encontro do outro.
Na caminhada com Deus nos deparamos com seu chamado e logo vem os questionamentos, as dúvidas.  É de grande importância dedicar um tempo para ouvi-lo e buscar discernir o que Ele quer, afinal, Ele tem um projeto, um sonho para cada um de nós e precisamos colaborar para que seja concretizado.
Pela oração, participando de encontros vocacionais, perseverando, olhando para a sua história é possível fazer um caminho de discernimento. Não tenha medo de se lançar, “Aquele que vos chama é fiel” (1Ts 5, 24) e caminha contigo. Exorto-vos a sairmos da lógica do mundo e adentrarmos à de Deus.
Irmãos, não nos acomodemos à margem, avancemos para águas mais profundas, Entreguemo-nos ao Senhor, “a criação aguarda ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus.” (Rm 8, 19). O mundo precisa de santidade em nossa vocação, despojamento em resistir até as últimas consequências. "Levantemos nossa pátria de seu abatimento e lutemos por nosso povo e nossa religião." (I Mac 3, 43)
Rezemos pelas vocações!

Fonte da Imagem:


Rafael Nascimento
1º ano de Filosofia
Seminário Arquidiocesano Santo Antônio – Juiz de Fora - MG